terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

História e conceitos do Marketing Multi Nível

HISTÓRIA

Tudo começou com Carl Rehnborg, um químico americano que viveu na China em meados dos anos 1920. Carl pesquisava sobre alimentos, e mais tarde voltou aos Estados Unidos, onde montou um laboratório. Nos próximos anos, faria experimentos com várias plantas e alimentos, até inaugurar a primeira empresa de Marketing Multi Nível no mundo: a Nutrilite.

Dizem que o próprio Carl estava insatisfeito com o sistema de distribuição, onde os vendedores só ganhavam pelo que vendia. Então, idealizou um método que consistia nos vendedores obterem uma nova bonificação: seus vendedores trazia para a empresa novos vendedores, e uma porcentagem das vendas realizadas por esses novos eram revertidas para os antigos. Os vendedores novos também tinham o direito de trazer outros vendedores, que traziam novos, e assim sucessivamente.

ONDAS

De acordo com Richard Poe, a história do MMN está separada por "ondas". Vejamos quais são essas ondas:

--> A Primeira Onda começou em 1941, quando Rehnberg implantou seu sistema de Multi Nível em sua empresa, a Nutrilite. Esse foi um estágio ruim para o MMN, pois companhias legítimas competiam com outras que praticavam o "Golpe da Pirâmide" (assunto que será abordado mais pra frente). Chegou-se a um ponto que nem o público e nem o governo sabiam qual era a diferença. A primeira onda foi até 1979, quando um poderoso órgão fiscalizador dos EUA, a Comissão Federal de Comércio, decidiu que o MMN era um negócio legítimo. Ou seja, legalizado.

--> Na Segunda Onda, os anos 80 presenciaram um verdadeiro crescimento de empresas de MMN, e outras tantas que surgiam em garagens e fundo-de-quintal. A tecnologia permitia organizar, de maneira fácil e barata, o enorme fluxo de comissões geradas através dos downlines (linha descendente). Ao mesmo tempo que muitas pessoas aderiam ao MMN, outras tantas tiveram experiências ruins, pois trabalhavam com empresas que as faziam acumular estoques, atender pedidos, fazer palestras e reuniões, e ainda a pessoa teria que comprar vários produtos em grande quantidade para garantir sua posição ou subir no plano de compensação da empresa.

--> As empresas da Terceira Onda se preocuparam em mudar essa realidade. Na década de 90, uma nova geração de executivos se preoucupou em tornar a relação "empresa-distribuidor" mais amigável. A tecnologia foi o meio encontrado para isso: progamas de computador, softwares de gestão, internet, vídeos, ligação gratuita para empresa, enfim, uma gama de possibilidades que antes não se tinha e faziam o distribuidor ter dores de cabeça com seus downlines, mas que agora facilitou para qualquer um. Por fim, muitas das companhias eliminaram de seus planos de compensações "condições pesadas" ao distribuidor que queira avançar no plano de marketing, para que este não precise investir mais tempo e dinheiro do que possuem.

--> A Quarta Onda se resume, segundo especialistas em MMN, à decisão de empresas que trabalham no "Sistema Tradicional" de interagirem com o MMN, seja parcialmente com uma nova linha de produtos/serviços, sejam integralmente. Um exemplo disso são os bancos que oferecem um serviço de MMN através do cartão de crédito. Mega Bônus, do Unibanco, é um exemplo.

CONCEITOS

COMO FUNCIONA?

Primeiro, observe a seguinte figura:



Essa imagem representa todo o processo da onde o produto sai até chegar ao consumidor final. Funciona assim há muitos anos, o qual nós chamamos de "Método Tradicional". Você sabe que o produto chega mais caro pra você, consumidor final, pois o produto foi revendido várias vezes, e essa revenda encarecia o produto. E cada um lucrava após outro, menos você, o consumidor final - a não ser que quisesse também revender o produto. Ora, sabemos que para comprar um produto no seu preço original, teríamos que ir até a fábrica, certo? Certo, mas não são todos que tem condições de irem à fábrica...

Agora, observe essa figura:



É assim que o "Método MMN" funciona. O Distribuidor Independente - que é a pessoa que trabalha com uma empresa de MMN - vai à empresa, compra o produto com desconto especial à ele (e aqui a empresa também já tira seu lucro), e revende esse produto ao consumidor final por um preço estipulado pela empresa. Na revenda, o Distribuidor Independente já tira seu lucro.

Em outras palavras, o MMN elimina todo o processo do método tradicional, onde os lucros ficariam nas mãos dos revendedores (e assim encarecendo o produto), e colocaria todo o lucro da revenda nas mãos do Distribuidor Independente. É por isso que na história do MMN, surgiram vários novos ricos, incluindo pessoas de origem humilde! No livro de Wagner Travassos, Fundamentos - A Base do Marketing Multi Nível, há uma passagem do que define o MMN nos dias de hoje:

"O MMN, marketing multinível ou marketing de rede como é popularmente conhecido, funciona basicamente nos mesmos termos da venda direta porém com um ponto que o diferencia, que é a possibilidade de formar equipes e receber um bônus pela movimentação de produtos/serviços dessa equipe.

Na venda direta ganhamos uma comissão por tudo quanto vendemos. No multinível recebemos por nossas vendas e pelas vendas das pessoas de nosso grupo de indicados, usuários e/ou clientes.

O negócio do mercado tradicional é de consumo. O negócio do marketing multinível é não apenas o consumo mas também duplicação e bonificação. Neste sentido o marketing multinível é uma evolução do mercado tradicional. O multinível uniu duas idéias e criou um novo conceito de mercado."

O QUE É RENDA RESIDUAL?

Renda Residual é mencionada constantemente em eventos de MMN, mas poucas pessoas entendem esse conceito. Então citarei um exemplo simples para que você saiba o que é uma Renda Residual:

Você é dono de um ou vários imóveis (casas, apartamentos), e decide alugar esses imóveis. Sabendo que as pessoas tem por obrigação da lei pagar o aluguel do imóvel que ocupa, então você terá garantido mensalmente seu dinheiro, sem precisar trabalhar. Isso é renda residual.

Em suma, existe uma palavra estrangeira que é mais utilizada para identificar Renda Residual: Royalties. No Marketing Multi Nível, você ganha royalties por formar uma equipe que faz a mesma coisa que você faz: revender e trazer para as empresas novas pessoas que possam também revender. É verdade que no início exige mais dedicação e trabalho, mas com o passar do tempo você pode se afastar - se quiser - aos poucos para se dedicar à outras atividades, sabendo que seu grupo continua trabalhando, e o dinheiro continuará vindo e aumentando.

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